Todas As Garotas em Mim: Luana Camaleão conta como se preparou para viver transtornos mentais de Paloma em Tagem - As Notícias

Todas As Garotas em Mim: Luana Camaleão conta como se preparou para viver transtornos mentais de Paloma em Tagem

Todas As Garotas em Mim, Chamada, Resumo e capítulo de hoje e ontem da Novela, Luana Camaleão conta como se preparou para viver transtornos mentais de Paloma em Tagem.

*Alerta de gatilho mental* Luana Camaleão comentou transtornos de Paloma
*Alerta de gatilho mental* Luana Camaleão comentou transtornos de Paloma

Personagem sofre com depressão, ansiedade e síndrome do pânico; psicóloga explica diferenças entre as crises.

A história de Paloma (Luana Camaleão) comoveu o público em Todas as Garotas em Mim. A garota sofre com depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico e teve crises durante a viagem de formatura da turma para Gramado (RS). Em entrevista ao site oficial, a intérprete da personagem explicou como foi a preparação para gravar cenas de tamanha sensibilidade.

“Eu ainda não me sentia preparada o suficiente para aquele momento. Queria fazer tudo com muito cuidado e respeito com quem realmente vive isso e, ao mesmo tempo, sentir verdadeiramente a angústia da Paloma. Apesar de já ter estudado sobre o tema e ter passado por uma preparação, eu sabia que, no fundo, ainda estava insegura”, relembrou Luana Camaleão.

Para driblar essa insegurança e passar veracidade na cena, a atriz viveu um processo intenso. Ela conta que buscou muita informação sobre os transtornos:

“Para fazer jus à tamanha responsabilidade que me foi concedida, comecei a estudar sobre o tema. Busquei depoimentos de pessoas que já tivessem passado por tais circunstâncias, conversei com a minha analista sobre a temática e consumi filmes e podcasts com essa abordagem.”

Luana também precisou entender as angústias e medos da personagem: "Junto à minha professora [de atuação], encontrei quais gatilhos desencadeavam as crises da Paloma e quais medos afloravam seu descontrole".

Ela ainda diz que mergulhou no sofrimento da personagem durante a preparação: "Senti o desespero da solidão, o desejo e frustração de não ter a mãe e o pai ao meu alcance, o medo de que meus amigos descobrissem minha maior insegurança e, consequentemente, o pavor do julgamento e da exclusão. Apesar de ter consciência de todo o trabalho demandado, é mágico sentir a personagem tomando espaço, senti-la viva aqui dentro [de mim]".

Ao site oficial, a psicóloga Aline Saramago esclareceu as principais diferenças entre o transtorno de ansiedade e a síndrome do pânico.

“Inicialmente, a Paloma teve crises de ansiedade, pois ela estava consciente e teve sintomas como falta de ar, dor no peito e dificuldade para respirar. No pânico, a pessoa bloqueia. É como se o corpo quisesse preservar a vida do indivíduo e simplesmente o desligasse. Nas cenas de Tagem, podemos ver que a Paloma está com medo de o quadro se agravar para o pânico”, explicou a profissional.

Diogo (Euller Scarpinelli) fez companhia para Paloma em Gramado (RS)
Diogo (Euller Scarpinelli) fez companhia para Paloma em Gramado (RS)

Na trama, Diogo (Euller Scarpinelli) é um dos responsáveis por ajudar Paloma a se acalmar. Aline ressaltou o quanto essa atitude é fundamental.

“Para ajudar no momento da crise, é importante manter a pessoa segura, já que [ela] pode se colocar em risco. Ajudar a respirar, relaxar, distrair, incentivar e buscar auxílio profissional é o principal. Conversar com amigos e familiares pode ser muito terapêutico, mas não é o mesmo que fazer acompanhamento psicológico”, explicou.

Ainda segundo Aline, a alimentação e os exercícios físicos regulares também são bons aliados para lidar com questões psicológicas. “A abordagem pode ser multidisciplinar. Quando fazemos exercícios físicos, além da liberação de endorfinas e substâncias químicas saudáveis, o cérebro também trabalha, se desenvolve. O nosso corpo é permeado por nervos que comunicam entre si, então há ganhos tanto para a mente quanto para o corpo”.

Amizade de Paloma e Nicole

Paloma foi diretamente afetada pelos planos da amiga Nicole (Gabriela Mag) para conquistar Gustavo (Caio Vegatti), ex-namorado de Mirela (Mharessa). A falta de escrúpulos de garota para conseguir o que quer passou a fazer mal à personagem de Luana.

“Ambas têm um relacionamento difícil com os pais. Elas descobriram esse lugar de segurança uma na outra, compartilharam segredos e vivências. No entanto, a partir do momento em que Nicole começa a usar das fragilidades da amiga para manipulá-la, o cenário começa a se transformar. A pessoa que antes era sinônimo de 'ajuda' durante os episódios de pânico e crises de ansiedade se torna a razão para que eles aconteçam”, analisou a atriz.

Nicole (Gabriela Mag) pressionava Paloma para seguir seus planos em Tagem
Nicole (Gabriela Mag) pressionava Paloma para seguir seus planos em Tagem

Apesar do conflito entre as duas, Luana acredita em uma possível reconciliação. “A Paloma é uma menina muito correta e, quando ela se torna cúmplice de todas as mentiras de Nicole, isso a tira do eixo. Quando toda essa situação estiver mais distante, talvez a Nicole possa reconhecer o mal que causou e se redimir pelos erros”, opinou.

Depois das crises, a personagem recebeu o apoio do Projeto Help por meio de cartas. A organização existe na vida real e oferece suporte completo com a ajuda de voluntários que já enfrentaram esses distúrbios. Você não está sozinho. Se, assim como Paloma, você sofre com depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico ou outros transtornos, busque ajuda. Para saber mais sobre o Help, acesse o site, o perfil do Instagram do projeto ou entre em contato pelo número (11) 4200-0034.

Continue acompanhando a trajetória de Paloma na reta final da segunda temporada de Todas as Garotas em Mim. A série vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. Episódios completos estão disponíveis em PlayPlus.com, para assistir quando quiser.


Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.