Todas As Garotas em Mim: Diretor-geral e supervisor de efeitos visuais comentam construção de cenas bíblicas em Todas as Garotas em Mim - As Notícias

Todas As Garotas em Mim: Diretor-geral e supervisor de efeitos visuais comentam construção de cenas bíblicas em Todas as Garotas em Mim

Todas As Garotas em Mim, Chamada, Resumo e capítulo de hoje e ontem da Novela, Diretor-geral e supervisor de efeitos visuais comentam construção de cenas bíblicas em Todas as Garotas em Mim.

Cena de luta entre Sansão (Diego Krotopoff) e leão surpreendeu pela veracidade
Cena de luta entre Sansão (Diego Krotopoff) e leão surpreendeu pela veracidade

Sequências impressionantes marcaram a história de Sansão e Dalila na série.

Incêndios, lutas e desabamentos: Todas as Garotas em Mim já mostrou cenas que impressionaram o público na parte bíblica da trama por sua construção visual, inspirada na imaginação de Mirela (Mharessa). Criar as sequências a partir da cultura e da vivência da própria personagem foi um desafio para a equipe da série.

Ao site oficial, o diretor-geral da trama, Rudi Lagemann, e o supervisor de efeitos visuais Marcelo Ferreira “PJ”, da produtora Mistika, contam como foi o processo de criação de algumas dessas passagens. Uma das cenas mais surpreendentes foi a que Sansão luta contra um leão, para a qual foram usados vários elementos e técnicas que deram veracidade ao momento. Lagemann explica que fez uma pesquisa de tipos de leões e que foi usado um modelo do animal.

“Usamos um leão de material de arquivo e um dublê para fazer o animal, vir correndo e saltar sobre o Sansão, de forma que a queda fosse verdadeira. Em cima desse leão que definimos, foi feito um mockup [um modelo realista]”.

Ele ainda elogia a troca com Ferreira e diz que não foi necessário esboçar a sequência antes, como é comum nesse tipo de cena: "Me dou tão bem trabalhando com o ‘PJ’ que não precisou”.

O supervisor acrescenta que imagens em 3D substituíram o dublê que fez a ação na tomada como o animal. “É uma cena bem complexa de se fazer, mas gostamos bastante do resultado”.

Outras sequências com efeitos impressionantes mostraram a força descomunal de Sansão. No fim da temporada, ele provocou o desabamento no palácio da Filístia, que causou a sua morte. “PJ” conta que a construção foi criada em 3D e alguns elementos típicos de demolições, como a poeira suspensa, foram adicionados digitalmente.

“Essa cena em si foi uma das mais prazerosas que eu tive na série ao lado do diretor", lembra ele.

Já no momento em que as plantações de Agenor (Angelo Paes Leme) são incendiadas, Lagemann revela que a gravação foi realizada próxima a Campinas (SP), em uma área de trigal produzida pelo próprio departamento de arte da série. Ele também explica o cuidado com que a sequência foi gravada, com apoio da equipe de efeitos especiais:

“Colocaram material combustível, que é usado nesse tipo de cena e é seguro, em pontos que eu marquei, de forma que [mesmo com o fogo em cena] tivesse toda a segurança para elenco e figuração. O restante é todo colocado depois em computador, para ficar como se fosse um incêndio enorme”.

O princípio é o mesmo para o uso do fogo em um ambiente fechado, como diz o supervisor de efeitos visuais. Ele comenta como foi feito o trabalho quando a família de Agenor é morta em um atentado comandado pelo general Cadmo (Juan Alba).

“O incêndio é controlado dentro do estúdio, gravamos com uma câmera mais aberta e uma mais fechada. Quando precisamos que a cena seja mais dramática e que o fogo esteja um pouco mais próximo, trocamos os atores por dublês.”

Para que as sequências sejam bem executadas e fiquem realistas, os dois ressaltam que o processo é feito sempre em parceria e com muito diálogo entre direção e efeitos. O resultado de todo esse trabalho é a magia que o público vê no ar.

“Ele [Rudi Lagemann] é um diretor muito inteligente e assertivo, sabe o que quer e nos direciona muito bem. Temos o trabalho na pós-produção de fazer os elementos casarem e dar beleza à cena, mas tudo já funciona antes porque temos muita conversa, uma sintonia grande”, elogia o supervisor.

Plantações do filisteu Agenor (Angelo Paes Leme) foram incendiadas em Tagem
Plantações do filisteu Agenor (Angelo Paes Leme) foram incendiadas em Tagem

Fique ligado nas próximas emoções da segunda temporada de Todas as Garotas em Mim, de segunda à sexta, às 21h, na tela da Record TV. Episódios completos estão disponíveis em PlayPlus.com, para assistir quando quiser.


Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.