'Todas as Garotas em Mim': Figurinista revela inspiração para Tagem e garante: “Vai encantar o público” - As Notícias

'Todas as Garotas em Mim': Figurinista revela inspiração para Tagem e garante: “Vai encantar o público”

Em seu primeiro trabalho na TV, Ana Cláudia Mota explica como criou a identidade para cada personagem da série que estreia em junho.


Figurinista de Tagem, Ana Cláudia Mota fala sobre o primeiro trabalho para a televisão
Figurinista de Tagem, Ana Cláudia Mota fala sobre o primeiro trabalho para a televisão

A série Todas as Garotas em Mim ainda não estreou, mas o público já percebeu que vêm por aí muitos figurinos icônicos usados por Mirela Werner (Mharessa). Ao lado da designer e stylist Marianna Baffa, Ana Cláudia Mota assina o guarda-roupa da digital influencer, que promete ser puro luxo. Enquanto a primeira foi responsável pelo figurino de novelas como Topíssima e Amor Sem Igual, a segunda faz a sua estreia na televisão e conta sobre a experiência inédita na sua carreira.

Esqueça as tendências das passarelas! Ana adianta que fugiu do que está na moda e mergulhou na história para criar figurinos autênticos: “A gente se inspira em mulheres que se valorizam, que sabem se vestir e que são fortes, porque elas se entendem, sabem quem são e não precisam copiar ninguém”. A ideia é mostrar que as personagens têm estilo próprio e não se vestem para agradar os outros, mas a elas mesmas.

A proposta de apresentar looks autênticos não vale apenas para Mirela, se estende por todos os núcleos. No caso da protagonista, uma jovem rica e muito ligada à moda, a figurinista misturou peças vintage e contemporâneas e garante que o público não verá apenas um look icônico: “Esse estilo pessoal e único da Mirela é que vai ficar marcado!”

Para alcançar esse resultado, a pesquisa contou com a construção de elementos visuais considerando a beleza natural do elenco e representando cada personalidade com cores, modelagem e formatos de roupa diferentes. E mesmo a mistura de gerações não foi um obstáculo muito difícil de ser solucionado: “A gente conseguiu deixar tanto os personagens mais velhos, quanto os jovens, mais modernos”.

Passado e presente andam juntos

A trama se passa nos dias de hoje, mas através da imaginação de Mirela, os telespectadores também serão transportados para o passado ao longo das temporadas. Enquanto escuta histórias da Bíblia, contadas pela avó Ísis (Adriana Garambone), a personagem recria as situações em sua cabeça e se imagina na pele de famosas mulheres bíblicas.

Para ilustrar essas passagens de acordo com a visão e interpretação da personagem, Ana Cláudia explica que foi usada uma licença poética de forma inédita na teledramaturgia: “Fazer a parte bíblica foi inovador. A gente pôde criar e mesclar o contemporâneo com a história e acho que ficou um mix muito legal, divertido e que vai encantar o telespectador!”

Ana Cláudia Mota revela inspiração para criar figurinos de Todas as Garotas em Mim
Ana Cláudia Mota revela inspiração para criar figurinos de Todas as Garotas em Mim

Entre dezenas de araras, tecidos e acessórios, Ana Cláudia contabiliza mais de 50 figurinos apenas para as cenas bíblicas. Isso porque, para cada história imaginada pela jovem influencer, foi preciso pensar nos looks do núcleo inteiro: “Ela leva quem conhece e convive no dia a dia, a mãe, as amigas e o namorado, para viver também essa parte bíblica”, explica.

A técnica para exibir o formato inédito de Tagem foi “ser um pouco de Mirela”, brinca a figurinista. Nos bastidores, a pergunta “como ela se vê nesse personagem na história bíblica?” dava o start para as criações dos visuais nas tramas paralelas.

Carreira

Antes de criar figurinos para personagens da ficção, Ana Claudia Mota cuidava dos looks de pessoas da vida real. Ela conta que atuava com consultoria de imagem, atendendo mulheres de forma personalizada: “Eu já trabalhava com o perfil de cada uma para que elas descobrissem essa identidade”, explica ela, comparando com o trabalho na TV.

Antes da estreia na televisão, a figurinista conta que trabalhava como consultora de imagem
Antes da estreia na televisão, a figurinista conta que trabalhava como consultora de imagem

A mudança na carreira veio da vontade de transmitir para mais pessoas e, principalmente aos jovens telespectadores da série, a sua mensagem central: nunca deixarem de serem elas mesmas. “Cada uma tem a sua personalidade, seu estilo, e ser você mesma não te faz menor ou insignificante. Essa é a ideia que eu creio que vai chegar até as meninas e me motiva a fazer parte disso”, afirma.

Fique atento! Tagem, a nova série da Record TV, estreia em 7 de junho na emissora.


Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.