De beijo gay censurado a trans no armário: Por que as novelas ignoram a realidade?

De beijo gay censurado a trans no armário: Por que as novelas ignoram a realidade?

Compartilhe no WhatsApp

Escrito por As Noticias, segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Valéria (Bia Arantes) beija Camila (Anaju Dorigon)
Valéria (Bia Arantes) beija Camila (Anaju Dorigon) no penúltimo capítulo de Órfãos da Terra, da Globo

A cada ano mais papéis de homossexuais e transexuais estão presentes nas novelas. O aumento é um avanço. Porém, as histórias não são contadas de maneira real e ainda tem caso de beijo censurado. Muitos personagens são dessexualizados, vivem romances platônicos ou com raros gestos de carinho. Isso acontece porque os autores identificaram a necessidade de primeiramente envolver e conquistar o público para ter aceitação.



Quase cinco anos após o público rejeitar Babilônia (2015), principalmente por mostrar um beijo entre duas senhoras na estreia, o medo de o telespectador voltar a ter uma reação espantosa como a que aconteceu na época ainda está presente.

Por isso, grande parte dos novelistas opta por só desenvolver um romance homoafetivo na reta final de uma trama, deixando o beijo do casal gay ou trans para os últimos capítulos, como aconteceu em Órfãos da Terra e A Dona do Pedaço.

Mesmo assim, especialistas afirmam que existe um progresso em andamento. "É uma construção lenta. Avança e regride um pouquinho", diz Daniela Ortega, doutoranda em comunicação e pesquisadora de ficção televisiva da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona (Espanha).

Mauro Alencar, pós-doutorado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, inclusive, contesta que as novelas ignorem a realidade no caso da diversidade sexual.

"Há que se louvar a frequência crescente com a qual a Globo aborda essa temática e em todos os horários, respeitando a maneira adequada de cada faixa horária e seu respectivo público", declara Alencar.

Para Daniela, o tema pode ser comparado à questão da mulher. "A emancipação feminina ainda é um caminho que está sendo percorrido. Que mocinha termina feliz sozinha? O casamento ainda é uma recompensa para a mulher. Com os gays e trans, esse caminho também vem sendo percorrido e é ainda mais recente", explica.

Romance de Britney (Glamour Garcia) e Abel (Pedro Carvalho)
Romance de Britney (Glamour Garcia) e Abel (Pedro Carvalho) só teve beijo após casamento


Quebra de preconceito

Os autores estão em constante busca de caminhos para quebrar o preconceito. A personagem de Glamour Garcia em A Dona do Pedaço foi importante, apesar de Britney não ter relação carnal em seu romance com Abel (Pedro Carvalho).

"Tem muitos problemas para serem levantados, mas que envolvem a sociedade, não é só no campo da produção audiovisual", aponta a doutoranda.

Alencar também cita que derrubar preconceitos enraizados desde a formação de um povo não é uma tarefa nada fácil e que as novelas da Globo contribuem de "maneira decisiva para o avanço social por meio do desenvolvimento artístico".

O que se avalia é que os personagens não são colocados em circunstâncias reais para que a novela consiga que a audiência se afeiçoe a eles. A atriz Glamour Garcia fala que isso deu certo, no caso de sua "mocinha". "Fui extremamente tão bem aceita que até eu fiquei impressionada", conta a loira.

"Toda essa repercussão extremamente positiva da Britney foi emocionante. O público teve carinho e, acima de tudo, teve pela primeira vez a humanidade de entender que o amor está nas pessoas", discursa Glamour, que foi a primeira mulher trans a ganhar um troféu no Melhores do Ano do Domingão do Faustão.

Maria Clara Spinelli fez Mira em A Força do Querer
Maria Clara Spinelli fez Mira em A Força do Querer (2017) e realizou sonho com a personagem

Sem estigma
É muito bom tirar transexuais de contextos como a prostituição, por exemplo, só que abordagens repetitivas podem criar outro estigma para atores transexuais. A atriz Maria Clara Spinelli, que é uma mulher trans, explica que todo mundo só a chama para fazer personagens transgêneros. Por isso ela está longe da TV, pois não pode desenvolver uma carreira sempre fazendo o mesmo papel.

"Isso é muito triste porque toda essa geração que está vindo, está empolgada, vai fazer mais um ou dois papéis de transgêneros. E daí a indústria quer outras caras novas para fazerem esses mesmos personagens, e você é descartada", lamenta.

A atriz fez uma mulher cisgênero em A Força do Querer (2017), novela que desenvolveu didaticamente a questão do transgênero com o personagem Ivan (Carol Duarte). Ela chama a autora da trama, Gloria Perez, de visionária.

Para Maria Clara, a inclusão dos profissionais trans precisa de mais gente pensando como Gloria Perez. "Deem oportunidade para os atores que são transexuais fazerem papéis diversos. Isso é que vai ser um grande avanço. Trans fazer papel de trans é um grande apartheid artístico e cultural", fala a atriz.

Selinho de Pablo (Rafael Infante) e Willian (Diego Montez)
Selinho de Pablo (Rafael Infante) e Willian (Diego Montez) não teve alarde em Bom Sucesso

Mais naturalidade

Herbet Castro, ator, criador de conteúdo e um dos responsáveis pelo Canal Das Bee no Youtube, vê a questão da censura de beijos e a forma como as relações homoafetivas são tratadas como cenário positivo de qualquer maneira. "Por mais que, infelizmente, a gente não consiga trazer representatividade de fato, as poucas representações já trazem debate para dentro da casa das pessoas", declara.

Ele cita como o melhor exemplo de abordagem a novela das sete da Globo, Bom Sucesso. Castro gosta da condução da personagem trans, Michele (Gabrielle Joie), e do casal Pablo (Rafael Infante) e Willian (Diego Montez). "O relacionamento deles cresceu bastante, e eles tiveram um beijo muito natural, o que é positivo", cita.

Autor de A Hollywood Brasileira - Panorama da Telenovela no Brasil e da coleção Grandes Novelas, Mauro Alencar aponta que desde os anos 1970 a diversidade sexual está presente nas novelas. Ele lembra de inúmeros personagens ao longo das últimas décadas que fizeram sucesso e conclui que os folhetins estão acompanhando o desenrolar social.

"Deste modo, estão absorvendo a incorporação de novos comportamentos desvelados pelo tempo. Porque quanto mais atuante estiverem os diversos gêneros sexuais, mais e melhor serão representados na produção cultural", comenta o especialista, que é doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana.

Além de acompanhar notícias do mundo como: De beijo gay censurado a trans no armário: Por que as novelas ignoram a realidade?, aqui no site também é possível ver descrição e resumos das novelas da Globo e SBT, capítulos, fotos, audiências da tv, entrevistas engraçadas com os atores da globo e atrizes das séries da netflix, resenha critica e informação de mangás shoujo de romance e Animes, os últimos acontecimentos da sua novela preferida para que você assista e fique informado antes e possa ver as revelações do que vai acontecer nos próximos capítulos das produções Nacionais de emissoras de Tv: Globo, Sbt, Record, e as Internacionais Netflix, Warner, Disney, BBC, Sony, FOX.
Divulgamos os Números do Resultado das Loterias: Mega-Sena, Quina, Lotofacil, Loteria Federal, Timemania e Dia de Sorte
Poderá ficar informado sobre os reality shows famosos americanos da netflix e do Brasil: Big Brother Brasil‎ (BBB), De Férias com o Ex Brasil‎, AFazenda - Power Couple.
Veja as últimas novidades científicas sobre o universo e as celebridades brasileiras da Televisão e Audiências dos programas exibidos na Tv.
Confira o que aconteceu nos jogos do seu time favorito, nos Campeonatos Nacionais: Brasileirão e Copa Do Brasil e Internacionais: Liga dos Campeões, Libertadores e copa sul-americana.
Resumo da Novela: Amor de Mãe - Bom Sucesso - Éramos Seis - Malhação - Toda Forma de Amar - As Aventuras de Poliana
Prévia e Trailer Legendado Online de Séries : Gotham - Into The Dark - Shadowhunters - KRYPTON - The InBetween - The Big Bang Theory - Marvel's Cloak and Dagger - Supernatural - Grey's Anatomy - The Orville - Station 19 - For The People - iZombie - The Bold Type - Doom Patrol - Descendants 3 - Dynasty - Blindspot - The Blacklist - American Gods - Pretty Little Liars: The Perfectionists

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.